O curso de Produção Cultural

 

O PRODUTOR CULTURAL

    É o profissional apto a captar recursos, elaborar, planejar, organizar, promover, implementar, dirigir, coordenar, executar e gerir políticas, programas, projetos e eventos culturais, sociais e de entretenimento nas áreas de ciências humanas e sociais, letras e artes, a gerir equipamentos culturais, além de ter capacidade investigativa, empreendedora e de interferir positivamente no perfil cultural de uma cidade, com atuação tanto em instituições públicas como privadas, além de atuar reflexicamente sobre sua rática cotidiana e acerca da produção artística e cultural local, regional, nacional e internacional.

O curso de Produção Cultural

 

    Atuavam como produtores culturais profissionais com formação acadêmica de diversas áreas, bem como sem formação acadêmica, atuavam nesta atividade. no entanto, o século XXI, com suas demandas na área cultural, a realização das Conferências Nacionais de Cultura (2005 e 2010), a Declaração Universal da Diversidade Cultural (unesco, 2002) e a Convenção sobre a Promoção e Proteção Da Diversidade Das Expressões Culturais (UNESCO, 2005), mostra a necessidade da profissionalização de atores desse campo. Isto, inclusive, está expresso no plano Nacional de Cultura/PNC.

    Neste sentido, foi criado, em 2001.1, o Curso Superior de Tecnologia Em Produção Cultural(CST) que funcionou de 2003 a 2012. Esta graduação originou, em 2012, o curso de Bacharelado em Produção Cultural. Vale salientar que ainda há alunos matriculados em CST, contudo, a partir da data de implantação, o ingresso só é feito para o bacharelado. A criação do Bacharelado sugere a adequação do Instituto e do campo da cultura ao contexto local e nacional na área.

    O Curso Superior de Produção Cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRJ conta com uma equipe de 26 docentes, entre os quais, 90% são pós-graduados em áreas do conhecimento, contado ainda com, Doutores e Mestres. Sempre procurando incentivar a pesquisa e a produção científica, fruto das vivências nos projetos de extensão e/ou campos de estágio, dessa forma contribuindo para a transformação da realidade social, por meio da geração de novos conhecimentos e da análise crítica da realidade.

 

    Ainda, por meio de disciplinas obrigatórias e optativas, estágios supervisionados, atividades complementares, iniciação científica e atividades de extensão, o curso objetiva formar um profissional em produção cultural, ético e consciente de suas responsabilidades sociais e cidadãs, que seja capaz de:

  • Gerenciar planos estratégicos de inserção na área da cultura de instituições públicas e de empresas privadas;
  • Elaborar, implementar e gerir projetos culturais nas áreas de ciências humanas, letras e artes;
  • Desenvolver os cornogramas de realização dos projetos, de acordo com as etapas de pré-produção, produção e pós-produção;
  • Elaborar e implementar planos de marketing cultural e social;
  • Desenvolver e implementar planos de inserção de bens culturais em leis de incentivo;
  • Contribuir para a preservação, conservação e manutençaõ patrimônios, bens e equipamentos.

Mais informações:

www.ifrj.edu.br

progradresponde@ifrj.edu.br